Skip to content

Bem vindo ao Engenhão, sinta-se em casa!

30 setembro, 2009

Juninho disse permanecer no Botafogo até na Série B.

Ah, Juninho, que bom! Bom saber que você, como jogador tentando tirar o time do rebaixamento, pensa em um futuro na Série B.

Por mais que não sejamos hipócritas e pensemos que é óbvio que os jogadores pensam em Série B, rebaixamento, dar uma declaração dessas à imprensa é motivador, não? O torcedor que vê um de seus principais jogadores demonstrando o pensamento na Série B, sente o que? Enfim…

Sobre o Engenhão: Indíscutível que a torcida do Botafogo tem sido a pior dos últimos tempos. Não, não se deve ao fato do time não apresentar bons resultados. Até em final de carioca não compareceu em massa. Jogos decisivos, Sulamericana, vazio.

E qual o papel do clube nisso? Há de se fazer políticas pra atrair a torcida. Independente se isso é certo ou não, mas é fato que a torcida abandonou o clube. Então, encaremos este fato. Primeiramente:

O torcedor que vai ao Engenhão, não consegue se sentir em casa. Por que?

Quando você vai a um Beira-Rio, se sente invadido por um mar  vermelho. Vai ao Morumbi, e é praticamente impossível ver algo em menos de três cores, ou em outra cor que não branco, preto e vermelho. Vai a São Januário e vê arquibancadas pintadas, cruzes-de-malta em todos os lugares. Aí você vai ao Engenhão. Arquibancadas azuis (?), sem nenhuma indicação alvinegra. Um projeto de escudo, atrás do gol, sobre o chão sem estar fixo, e pequeno. Minúsculos escudinhos nos 4 cantos. O nome do Botafogo nas entradas e umas bandeirinhas lá no alto.

E isso reflete no adversário. Cadê a intimidação? Parece mais um campo neutro.

Com essa torcida completamente afastada, o Engenhão sem a cara do dono, sem algum plano pra aproximar o torcedor, continuaremos a levar olé dentro de casa.

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. Dudu permalink*
    30 setembro, 2009 2:14 pm

    Cara, o Zé tinha falado que a Prefeitura num tinha deixado pintar as arquibas. Existe algo de verdade nisso? Será que num tem a ver com 2016? Mas sei lá, acho que não, né? Pinta, pras Olimpíadas “despinta”.

  2. Alvinho permalink*
    30 setembro, 2009 6:12 pm

    Não sei mesmo… mas é como vc falou. Pinta e despinta! Ui!

    Cara, acho que se o estádio está com o Botafogo, ele não deve ser transformado pro Botafogo. Ele deve ter a cara do Botafogo de origem, e aí sim ser transformado temporariamente pra eventos, como Olimpíadas, por exemplo. Não o contrário.

    Não sei se me fiz entender…

  3. Felipe Damico permalink
    30 setembro, 2009 6:16 pm

    Concordo…O torcedor do botafogo tem o engenhão como seu estádio, é um campo neutro, mais neutro que o maracaña (o qual eu particulamente nao acho neutro)… Intimida muito menos, pro adversario é uma festa…

    Alias aquelas cadeiras do engenhão… como são desconfortaveis, sem espaço pros pés, muito ruim.

  4. Alvinho permalink*
    30 setembro, 2009 6:22 pm

    Eu nunca sentei no engenhão… rs

    Mas é mesmo, engenhão virou campo neutro.

  5. 30 setembro, 2009 7:16 pm

    Nunca sentou no Engenhão, Alvinho? Hummmm.
    Mas em outros estádios, tá acostumado a sentar, né?

  6. Alvinho permalink*
    30 setembro, 2009 7:19 pm

    Só gosto de sentar em estádio lotado! ui!

  7. permalink
    30 setembro, 2009 9:35 pm

    Não pode pintar não, mas isso é o de menos.
    Não existe uma politica de marketing para incentivar o torcedor a ir ao estadio, me lembro que em 2007 tinha comercial na TV incenetivando os torcedores cantando na epoca o NINGUEM CALA, até o Flu hj em dia tem comercial de TV.
    Mas essa diretoria é boa e ninguem culpa ela de nada…

    Os proprios torcedores tb tem culpa, akeles velhos que são mto chatos primeiro erro ja reclamam é um saco essa porra.

  8. delezcluze permalink
    1 outubro, 2009 10:14 am

    Fui no Engenhão várias vezes. É um estádio bonito, iluminando, mas não sei se serve pra futebol. Desde os tempos do Pan tento sem sucesso achar um bom lugar para assistir aos jogos e não consigo. Não sei se é o costume com o Maracanã…Acho que não pois rodo esses estádio pequenos do Rio como a Bariri, Giulete Coutinho, Marrentão, Luso-Brasileiro acompanhando a Portuguesa e nunca vi um estádio tão ruim para assitir futebol quanto o Engenhão. O único evento legal de assitir lá foi um dia da competição de atletismo no Pan que fiquei no primeiro piso do setor Sul.

    Fuetbol eu vi um jogo feminino do Pan, o primeiro Fluminense e Botafogo, Fluminense e Santo André, Flu e Bota ano passado pelo Brasileirão e agora há pouco tempo o FluxBota. Nenhum foi bom de assistir.

Trackbacks

  1. Fique por dentro Casa » Blog Archive » Bem vindo ao Engenhão, sinta-se em casa! « Futebol do Rio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: