Skip to content

Volta do mata-mata?

28 setembro, 2009
by

Da Coluna Painel FC – Folha de São Paulo

A Globo Esporte, braço da emissora que cuida de eventos esportivos, enviou proposta aos clubes para alterar o formato do Brasileiro. Sugere a volta do sistema de mata-matas, com duas vagas na Libertadores para os dois primeiros na fase de classificação e outras duas para o campeão e o vice. Caso se repitam, elas seriam dos semifinalistas. A Globo também sugere uma inversão na janela de transferência. Quatro semanas em janeiro e 12 entre junho e agosto, o que permitiria a jogadores repatriados atuar já no mês de junho.

Enxuga. Na sugestão da emissora, os Estaduais teriam suas datas reduzidas de 23 para 19, mas os clubes continuariam a receber a cota atual.

Conta. A Globo sustenta que os clubes argumentam para alterar o calendário o fato de não poder jogar torneios ou amistosos internacionais, mas rebate alegando que não conseguirão R$ 800 mil por partida, como nos Estaduais.

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. 28 setembro, 2009 1:09 pm

    Acredito que no momento atual, só mesmo a volta do mata-mata pros times do Rio voltarem a ter condições de título. Mas por outro lado, acho que o torcedor brasileiro já está se acostumando com o formato de pontos corridos.

    O que precisa mesmo acontecer, é uma mudança no calendário. Minha sugestão: Brasileirão no primeiro semestre e estaduais no segundo.

    E voltariam com os regionais (RIO-SP, Sul-Minas, etc) com a participação dos times de cada Estado que figuram na série A e os melhores colocados no Estadual anterior, que por sua vez não contaria com os times da elite.

    Visitem tambem
    http://futebolmusicaetc.blogspot.com

    Abraços!

  2. 28 setembro, 2009 4:46 pm

    O calendário, infelizmente, vai ter que ficar igual ao europeu, com o Brasileiro começando num ano e terminando no outro. Não tem nada a ver com a nossa cultura, mas é uma necessidade de mercado.

    Quanto aos pontos corridos, era contra, mas virei a favor. Essa estabilidade ajuda a atrair investimentos.

  3. Dudu permalink*
    28 setembro, 2009 5:05 pm

    O calendário poderia até ficar do jeito que está, contanto que se diminua o Estadual e se aumente o tempo entre o Estadual e o Nacional…

    E acho legal também acabar com essa palhaçada de quem disputa Libertadores não disputa a Copa do Brasil… Libertadores se disputa junto com Sul-Americana, e Copa do Brasil todos disputam.

  4. Alvinho permalink*
    28 setembro, 2009 6:06 pm

    Ou seja, voltaria a ser como antes…

  5. 28 setembro, 2009 7:16 pm

    Sou a favor do mata-mata pq traz de volta aquela vibração e coisa e tal. E o calendário europeu pode realmente não ter a ver conosco, mas é realmente o melhor pra divulgação e merchandising.

  6. delezcluze permalink
    29 setembro, 2009 12:00 pm

    Para os cariocas, a volta do mata-mata seria a melhor coisa a acontecer. Na draga que os clubes se encontram sem estrutura decente e sem gestão ao menos inteligente, não tem como brigar por título no formato atual.

  7. Diego permalink
    16 outubro, 2009 1:40 pm

    A volta do mata-mata seria a ressurreição do futebol brasileiro! Quem é contra a volta do mata-mata não deve estar se lembrando de como era antes da “grande pocissão” dos pontos corridos.

    No mata-mata TODOS os jogos valem muito (inclusive na fase de classificação, ao contrário do que já ouvi alguns falando por aí), pois como se classificam 8 times para a segunda fase, até o final têm pelo menos uns 12 times brigando para entrar, e os que já estão entre os 8 brigam até o final para obter a melhor colocação em busca das vantagens na segunda fase (jogar por 2 resultados iguais e decidir em casa, isso sem contar que na proposta atual os dois primeiros ainda ganhariam vaga direta na Libertadores), além dos 6,7 que brigariam pra não cair… ou seja, pelo menos uns 18 dos 20 times vão estar brigando até o final da fase de classificação por interesses muito importantes, ou seja, O CAMPEONATO FICA ESPETACULAR DO COMEÇO ATÉ O FINAL, com isso, logicamente temos estadios cheios em praticamente todos os jogos da primeira fase e TOTALMENTE LOTADOS na fase de mata-mata invariavelmente, seja que time for, além da audiência da TV que é muuuito maior (todo mundo passa a se interessar pelos jogos decisivos. Até mesmo quem não é torcedor dos times que estão jogando param para assistir!).

    Ao contrário, o campeonato atual conta com 2 ou 3 times que brigam realmente pelo título (no máximo.. geralmente nem chega a isso), mais 3 ou 4 tentam vaga na Libertadores (que não tem o mesmo valor que brigar pelo título) e os que brigam pra não cair… você conta nos dedos as partidas com emoção e realmente clima de decisão.

    Entendo os torcedores do São Paulo (e somente eles, pois o clube é realmente o grande beneficiado com a formula dos pontos corridos), pois possivelmente deixarão de comemorar o título todo ano para dividir com outros (embora continue tendo grandes chances de ganhar… não esqueçam que antes dos pontos corridos o clube já era tri-campeão brasileiro).
    Acho realmente a formula de pontos corridos justa, mas não concordo com a idéia de que a formula com mata-mata seja injusta. No ano de 2002, por exemplo, o Santos foi sim campeão se classificando em 8°, mas para isso teve que inverter a desvantagem de jogar contra dois resultados iguais e decidir fora de casa em TODOS os confrontos! É realmente injusto um time que consegue isso ser o campeão? Esse time de Robinho, Diego, Elano, Renato… era realmente inferior a qualquer um dos times que se classificaram acima dele na primeira fase? Eu tenho certeza que não!

    O campeonato com fases de classificação e eliminatórias (mata-mata) é simplesmente SENSACIONAL! Por tudo isso repito que, sinceramente acredito que quem é contra não se lembra de fato como era antes dessa monótona formula de pontos corridos ou não considera emoção algo fundamental no esporte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: