Skip to content

O custo do título fácil

22 julho, 2009

Pouca gente deu a devida importância para uma análise bem interessante sobre o “desmanche” pelo qual pode estar passando o Corinthians. No Brasil, um time vencedor perde suas peças mais importantes para a concorrência europeia, não há perspectivas imediatas de mudar isso. Mas no Corinthians, o que chama a atenção é o fato de o clube não estar lucrando tanto quanto poderia com essas transferências, como mostra essa reportagem de Eduardo Ohata e Martin Fernandez da Folha de São Paulo.

Nessa hora, devemos refletir antes de cobrar do Vasco um desempenho na Série B como o do Corinthians de 2007. Não podemos esquecer que o time paulista contratou para a segunda divisão jogadores que ainda não tinham o status de hoje, é lógico, mas já eram cobiçados por grandes clubes da primeira divisão. Casos de Chicão, Willian, André Santos e Acosta – este especialmente. Abriu os cofres e não conseguiu vínculo total de nenhum dos jogadores que revelaria ao grande mercado.

O Vasco, ao contrário, tem um plano claro de economizar na Série B. Não entrou em leilão por jogador com nenhum time da Série A e perdeu jogadores que cobiçava no começo do ano, como o zagueiro Pereira (Coritiba), o meia Lucio Flávio (Santos, hoje no Botafogo) e o atacante Nadson (Vitória, hoje Bahia). Também tem jogadores emprestados, mas mesclou isso com contratos longos que lhe renderão bons trocados se o time efetivamente vingar. Em suma, apesar de todos os seus erros administrativos constantes, acertou no planejamento e economizou na Série B e paga o preço por isso para lucrar na Série A. Será que o Corinthians fez o mesmo?

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Pedro permalink
    22 julho, 2009 9:03 pm

    Essa bola que vc levantou é muito interessante, Matheus. Concordo contigo que o Corinthians foi pelo caminho errado, mas isso aconteceu devido à pressão exercida sobre o clube – o “temos-que-ganhar-de-qualquer-jeito”. Dada a torcida do timão, já imaginamos o porquê de todo esse medo de não contratar nomes de peso, não ganhar e não subir.
    Já o Vasco foi e está sendo duramente criticado por essa posição “tacanha”, mas parece que agora os críticos estào conseguindo visualizar o quão importante essa decisão foi pro futuro imediato do clube.

  2. Dudu permalink*
    23 julho, 2009 11:32 am

    Eu vejo 3 cenários:

    O ruim: onde vc num chega a lugar nenhum e não sobe.
    O bom: onde vc faz um time de aluguel, fica refém dos empresários, mas sobe e ganha algum título (Corinthians)
    O ótimo: onde vc tenta fazer um bom time com certa independência. E é onde o Vasco está, mt embora tenha o Carlos Leite rondando.

    Na verdade, acho que só o tempo pode dizer se o Vasco está mesmo no último grupo, já que hoje, pelo menos, já sabemos que é quase certo perdermos CA e Coutinho no meio do ano que vem, e Ramón no fim do ano.

    O grande lance de não jogar a Série B e sim se preparar pro ano que vem, é já ter um substituto na manga pras possíveis perdas.

  3. 25 julho, 2009 1:50 am

    Exato… mas o futebol sempre nos coloca dilemas: Como contratar um zagueiro melhor, por exemplo, com o Vílson jogando o que está jogando… parece o Baresi…. (eu e meus devaneios…)
    Contratar um zagueiro melhor, pra sentar no banco dele, que não pode ser sacado e não inflar a folha de pagamento… a equação é dificil, mas acho que o Corinthians, por mais que não esteja lucrando, parece que não vai desgringolar de vez… Apesar do desmanche já estar ocorrendo: Cristian, André Santos, Douglas e Felipe são os caras de quem já se falou em saída.
    Mas podem chegar outro nomes… o próprio Edu que era ídolo na Europa em algum lugar….

  4. Dudu permalink*
    25 julho, 2009 2:07 pm

    Cara, foi que nem o Rock Bola falou do Celso Roth. O Celso sempre começa bem, dps de umas 15 rodadas começa a perder. A solução e demitir AGORA, com umas 13, 14 rodadas, msm ganhando! Hehehe.. pq vc sabe que ele vai fazeer merda a qq momento.

    Com o Vílson, idem. A hora de tirá-lo do time é agora, pq ele tá só esperando um momento legal pra fazer merda!

  5. 25 julho, 2009 9:56 pm

    eu concordo com o Dudu……………….rs.. ele mandou eu dizer isso quando eu naum tivesse nada pra dizer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: