Skip to content

Top 10 Alegrias – Botafogo

4 julho, 2009

Por Zé, leitor do blog.

Relato de um botafoguense de 21 anos, que não viu tudo, só os últimos 20. Por isso que Garrincha e Nilton Santos não estão aqui.

10- Botafogo 2 x 0 Vasco / Taça Rio 2007

Ah… aquele jogo! A festa toda preparada pro milésimo gol do baixinho, a imprensa mundial cobrindo o que seria o espetáculo feito. Ele já dizendo que ‘’tem coisas que só acontecem ao Botafogo”, e levar o seu milésimo gol seria uma delas (o único clube grande do Rio que ele não jogou). Torcida do Vasco em massa no maraca, mas do outro lado um time que encantaria o Brasil nos 3 meses seguintes. 11 minutos de jogo uma bomba do Lucio Flavio de fora da área, com ela tocando a trave e correndo caprichosamente para morrer no outro canto.

Depois desse gol, um domínio incrível do Bota, um passeio pra dizer a verdade. Mas aquele time tinha vocação pro risco, tanto que só foi matar o jogo aos 47 do 2º tempo com um golaço, depois de uma linha de passe do ataque alvinegro concretizada com um chute do Túlio. Esse seria o inicio do calvário do milésimo gol do Baixinho.

9- Botafogo 2 x 1 Fluminense / Campeonato Brasileiro 2007

Inauguração do Engenhão, com o clássico mais antigo do Rio de Janeiro, com as duas equipes com intenção de participar da licitação para o uso do estádio. Me lembro que tentava arrumar ingresso pro jogo e não conseguia de jeito nenhum nem cambista tinha, até que faltando uns 10 minutos pro jogo começar, vi dois malucos discutindo porque só um tinha ingresso e o outro não. Cheguei e ofereci um dinheiro e comprei o ingresso e como valeu a pena.

No placar 2 x 1  para o Bota. Nas arquibancadas um massacre alvinegro (sou sincero, o último de uns tempos pra cá em um clássico) e a consolidação do ‘’Ninguém Cala”. Afirmo com toda a certeza foi ali que o Botafogo ganhou o Engenhão.

8- Botafogo 2 x 1 Flamengo / Campeonato Brasileiro 1999

Esse que é um ano triste na historia do glorioso, me reservou pelo menos esse dia feliz. Maraca lotado de flamenguistas eufóricos com uma grande seqüência de vitórias e praticamente nada de botafoguenses,  envergonhados com a lanterna que o time segurava no campeonato.

O jogo começa e o ataque do Fla formado por Romário e Caio dava um show, até que lá pros 30 do segundo tempo, Caio num lindo voleio faz 1×0 Fla. Me lembro da arquibancada do Bota sem acreditar e a festa do outro lado. Até que aos 40 do segundo tempo, escanteio pro Bota, bate-e-rebate na área o Valdir, o bigode, empata. Festa da torcida alvinegra, muito feliz com o empate. Porém, aos 42 do segundo tempo, outro bate-e-rebate na área,  o Sandro vira o placar e sai com a sua tradicional comemoração batendo nos braços.

Me lembro, saindo do maraca, cantando: “- Dança da Bundinha, no maracanã, urubu virou galinha.”

7- Vasco 0 x 1 Botafogo / Campeonato Carioca 1997

Olha eu falando do Vasco de novo. Como pode um time pelo qual o Bota sofre da maior freguesia em clássicos do país, ter a situação tão invertida quando o assunto é jogo decisivo? E em 97 mais uma vez a sina se repetiu.

Com transmissão pela Band (bons tempos que isso acontecia e que o Fla não tinha o domínio do futebol carioca. Coincidentemente, isso aconteceu quando a Globo adquiriu os direitos de transmissão). O Bota, que tinha ganhado os dois primeiros turnos, fez a final contra o bacalhau de Edmundo e Eurico em uma melhor de três jogos, mas que se o Bota vencesse um, já era campeão. No primeiro jogo, Vasco 1×0 com direito a dancinha do Ed. Segundo tempo chato… arrastado até que aos 34’,  Dimba, o Dimbalada, da um corte no Vitor e chuta no canto do Caetano. Festa alvinegra. O Bota era campeão Carioca e deu a resposta de todo o time àquela dancinha.

6- Botafogo 1 x 0 Flamengo /  Campeonato Carioca 1997

O jogo, válido pela ultima rodada da Taça GB. O Bota já classificado, enfrenta com seus reservas o Fla, que dependia de uma vitória simples para se classificar a final. Kleber Leite já preparando o esquema pra final contra o Bota. Eis que começa o jogo e os reservas do bota dominam a partida, até que ainda no primeiro tempo, um chute do Renato Carioca vai ao ângulo do Zé Carlos. E o resto do jogo foi de agonia flamenguista, naquela que ficou conhecida como a vitória dos garis e que até hoje não foi devolvida, diferentemente dos 6×0 de 72.

5- Botafogo 2 x 2 Peñarol /  Copa Conmebol 1993

Minha primeira lembrança clara do futebol, com 5 anos. O Bota chegava a final com o ainda poderoso Peñarol,  jogo que estava marcado pro Caio Martins. Porém com a grande procura antecipada de ingressos (fato raro na época), foi transferido pro Maracanã, porque time grande faz final lá e não disputa final de Copa do Brasil nas Laranjeiras.

Eis que começa o jogo. Um dos piores times do botafogo da história, treinados pelo Capita, leva um gol ainda no 1º tempo. Porém, com duas cobranças de falta, no segundo tempo o Bota vira-vira pra delírio da massa. Mas é o Botafogo né, porque com a torcida já comemorando o título, no último minuto, em uma bola fortuita, o Peñarol empata e silencia o Maracá. Iríamos a pênaltis. Tristeza? Que nada. Willian defende, se eu não me engano, 2 cobranças e o Bota era campeão.

4- Botafogo 4 x 0 Vasco / Campeonato Brasileiro 2007

Esse era só mais um jogo do Brasileiro. Mesmo que Vasco e Bota chegassem juntos à liderança naquela partida. Mas quando a bola rolou, o que se viu para mim pelo menos, foi a melhor apresentação de um time do Botafogo que eu já vi. Desde o inicio um MASSACRE no melhor sentido da palavra. O único senão, é que faltava ali botafoguenses de verdade naquele time, para poder vingar aqueles 7×0 de 2001. Aquela foi a nossa melhor chance.

3- Botafogo 3 x 1 Marilia /  Campeonato Brasileiro Série B 2003

Nada como voltar pra casa. Mas o caminho foi duro, uma fórmula de competição que não permitia erros, uma longa batalha para chegar ao Caio Martins, um alçapão, aos sábados à noite.

Penúltima rodada da Série B. Para garantir o acesso imediato, o Fogão precisa vencer o Marilia e torcer pra uma vitória do Palmeiras contra o Sport em Garanhuns. O jogo foi relativamente tranquilo, assim como a campanha toda foi, porém a aflição vinha com o empate na outra partida, o que ainda não garantia o acesso. Até que já perto do fim do jogo, no mesmo instante do pênalti sobre o Leandrão que garantiria a vitória por 3×1, o Palmeiras virava pra cima do Sport e a partir daí foi só festa com a nossa volta, com todos chorando muito.

Até hoje quanddo ouço a narração do Penido desse jogo, ARREPIA.

2- Santos 1 x 1 Botafogo /  Campeonato Brasileiro 1995

Esse jogo é histórico. É o jogo do titulo. Podem falar que foi roubado, podem falar tudo, mas está registrado como nosso e isso ninguém tira (o Marcio Rezende compensou isso em 99 no 1º  jogo da final contra o Juventude). O Santos crente que ia ser campeão, pois saiu comemorando a derrota por APENAS 1 gol no Maracanã, em jogo que o Bota teve um gol mal anulado, e aí nossos guerreiros seguraram o empate e voltaram pra casa com a taça.

1-Flamengo 0 x 1 Botafogo – Campeonato Carioca 1989

Essa eu não lembro, mas não pode ficar de fora. Dia 21/06/1989, o Bota 21 anos sem vencer, motivo de chacota, pois quando entrávamos em campo, as outras torcidas cantavam: “Parabéns pra você”. Mas lá estava nossa torcida sempre fiel, e foi carregando aquele time na final contra o Flamengo de Zico e Tele. A final seria em três jogos, mas o Bota só precisava de uma vitória e um empate. Primeiro jogo, empate. No segundo, um 1º  tempo de pressão flamenguista, mas quando o Zico saiu machucado, era intuição de que algo bom iria acontecer. Até que aos 21 do segundo tempo, Mazolinha (camisa 14) cruza para Mauricio (camisa 7 + 14 = 21). Bola na rede, grito da massa. O Bota voltava a ser campeão.

Anúncios
12 Comentários leave one →
  1. Alvinho permalink*
    4 julho, 2009 4:05 pm

    Cara, chorei vendo o video da volta pra série A.

    É horrível cair, mas a sensação de conseguir dar a volta por cima, sem dever nada a ninguém, dentro de campo, é foda.

    Cheguei a deixar meu sentimento contrário que costumo ter de lado, e torço muito pra que o Vasco volte, e os vascaínos tenham essa sensação.

    Assim como sentiram os tricolores… ops! Deixa pra lá… rs

  2. 4 julho, 2009 4:10 pm

    Ei!!!
    Nós somos especiais!!! =D
    E vamos combinar… Essas alegrias são tão mixas… kkkkkkkkk

  3. Alvinho permalink*
    4 julho, 2009 4:11 pm

    Nossa… falou a torcedora detentora das maiores alegrias do Brasil.

  4. 4 julho, 2009 4:19 pm

    hauhauahuahuah
    ahhhh! po.. mas mesmo assim!
    são mixas mesmo! num tem nenhuma que a gente possa dizer “ooohhh!!”

  5. Alvinho permalink*
    4 julho, 2009 4:22 pm

    Ok, foi a opinião dele… Ele, botafoguense, sentiu emoções nesses momentos.

    Aliás, se voce quiser, nos brinde com as 10 do Flu tbm!

    10 alegrias,blz? Imagino bem o Top 10 que seria sua cara.

  6. 4 julho, 2009 4:26 pm

    vc tem uma imagem tão suja de mim! kkkkkkkkkkkkkkk
    e po… 10 alegrias….
    posso resolver isso, mas não hoje… tá frio e eu quero comer pizza!
    hihi

  7. Dudu permalink*
    4 julho, 2009 9:18 pm

    Josy, faz o top sim, o mais rápido possível, e manda pro e-mail.

    Lembrando que esse 4×0 aí foi o jogo do Fepromporex, ou algo que o valha. Acabou com a carreira do Dodô.

  8. 5 julho, 2009 9:25 am

    kd o Dodô?
    Caia no Vasco como uma luva…

  9. 5 julho, 2009 11:47 am

    muito bom o blog. esta afim de trocar de links. eu add o seu e vc o meu?
    blz?

  10. Dudu permalink*
    5 julho, 2009 6:54 pm

    Dodô tá suspenso até Novembro…

  11. 6 julho, 2009 1:14 am

    Caía bem no VAsco mesmo…

  12. 6 julho, 2009 9:17 pm

    EU adorariiiiia tê-lo de volta ao Flu!
    Ele nos deve isso!!! kkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: