Skip to content

Top 10 Humilhações – Vasco

3 julho, 2009
by

Retirado de http://www.impedimento.wordpress.com. Alguns torcedores escreveram sobre as humilhações sofridas por alguns times do Brasil e reproduzimos aqui o dos times do Rio.

10 – Campeonato Carioca: Botafogo 4 X 0 Vasco (09/07/1968)

É difícil o Vasco perder para o Botafogo. Nas estatísticas, o Vascão tem quase o dobro de vitórias sobre o Foguinho, mas… essa derrota, de 1968, que deu o bicampeonato carioca ao Botafogo, mudou minha vida. Eu só vim a nascer 14 anos depois, mas meu pai, baiano de Ilhéus, era um dos 141.689 pessoas presentes naquele esculacho do time de General Severiano na gente. Criei uma teoria agora para o sr. Eduardo, ou tio Fidel também, ter decidido torcer para o Vasco: baiano que é, deve ter tido preguiça de comemorar tantos gols de Jairzinho, Gersón e Cia, e resolveu ficar com o clube que apanhou feio. Fez bem.

9 – Copa do Brasil: Vasco 0 X 3 Baraúnas (20/04/2005)

O site NetVasco é o café da manhã de muitos vascaínos. Assim eles abriram o texto sobre esse jogo: “O Baraúnas protagonizou uma das maiores humilhações da história do Vasco”. 3 a 0 para o time do Rio Grande do Norte, com direito a gol do lendário Cícero Ramalho, 11 quilos acima do peso e 40 anos de idade. Nesse dia, Romário estava jogando. Veja o escrete vascaíno:

VASCO: Fabiano Borges; Coutinho, Marcos, Adriano e Jorginho Paulista; Osmar (Diego – 17′/2ºT), Ygor, Allann Delon (Rubens – Intervalo) e Róbson Luiz (Gustavo – 15′/2ºT); Alex Dias e Romário. Técnico: Joel Santana. Papai Joel pediu demissão após esse resultado. Também pudera…

E o Globo Esporte do dia seguinte com a musiquinha do Jorge Bem Jor: “Umbabarauma, homem gol…”.

vascp-baraunas
Olha o “cara” aí!

8 – Copa do Brasil: Vasco 0 X 3 XV de Campo Bom (07/04/2004)

A derrota para o Baraúnas foi bem pior. Principalmente se olharmos pela perspectiva que analiso abaixo. Vejam a escalação do Vasco e do seu nobre adversário nessa ridícula derrota de 3 a 0, depois de empatar o primeiro jogo lá no Sul.

Vasco da Gama: Fábio; Claudemir (Donizete), Henrique (Santiago), Wescley, Victor Boleta; Rodrigo Souto, Ygor, Coutinho, Beto; Valdir, Róbson Luiz (Cadu). Técnico: Geninho.

XV de Campo Bom-RS: Marcelo Pitol; Borges Neto, Luiz Oscar, Jairo Santos; Marcelo Müller (Bebeto), Romeu, Perdigão (Márcio), Gérson Lente, Canhoto; Edinho (Edmílson), Dauri. Técnico: Mano Menezes.

Pois bem, o XV tinha o treinador que hoje todo mundo considera acima do bem e do mal. O XV tinha o Dauri, um bom jogador, ex-Botafogo e outros clubes de alguma relevância. O Vasco tinha Valdir, Beto, Victor Boleta, Geninho. Triste. Ainda mais se pensarmos que o Beto fez parte da campanha que nos levou para a série B. Mas essa história fica mais para frente.

7 – Copa do Brasil: Vasco 1 X 2 Gama (04/04/2007)

vasco-gamaEsse jogo foi bem bizarro. Eu estava voltando com a minha atual ex-namorada. Ela, que sempre odiou futebol/Maracanã/São Januário, quis agradar me acompanhando ao Maior do Mundo. Público presente: mais de 32 mil pessoas acharam que era a hora do gol 1000 do Romário. Afinal, o próprio Baixinho pediu a mudança do local da partida. Enfim, ele não fez gol, não fez nada e ainda teve que assistir a uma bomba, um golaço de falta de um sujeito com nome de ombudsman da Folha de S. Paulo. Marcelo Uberaba é o nome da fera. A torcida, claro, gritou: “Ah, é Edmundo”.


6 – Copa do Brasil: Vasco 2 X 0 Sport-PE (28/05/2008)

2008 foi um ano de muitas emoções para o torcedor vascaíno. Esse episódio, o meu Top 6, foi o último a ser escrito. Craque e maluco de carteirinha, Edmundo merecia entrar nessa lista por algum dos muitos pênaltis perdidos na carreira. Se esse não foi tão imporante quanto o do Mundial no Maraca, foi especial, pois ele mesmo tinha feito o gol salvador momentos antes, já nos acréscimos. O mais engraçado dessa história não foi o Vasco ter virado chacota mais uma vez no país inteiro (até então, nosso presidente era Eurico e ninguém era tão pessimista assim para prever a queda para a Segundona no fim do ano), mas foi ter que ser zuado por uma pernambucana que veio fazer estágio no meu trabalho. Ela ficou três meses no Rio e eu a conheci exatamente no dia desse jogo, quando a menina me contou que ia a São Januário. Ela foi embora, apavorada, antes de ver o gol do Edmundo e antes de ver nosso ídolo isolar a bola.


5 – Campeonato Brasileiro: Atlético-PR 7 X 2 Vasco (27/07/2005)

“Até grávida faria gol na gente”, “Vamos brincar nesse Brasileiro”. Vocês já sabem de quem estou falando, né? Renato Gaúcho é um cara que admiro, sem brincadeira. edmundo_careca3É fanfarrão de natureza, claro, mas é corajoso, dá a cara a tapa e fala umas coisas engraçadas. Como a primeira frase, que ele disse quando acabou esse massacre dos atleticanos. Foi bem podre também. Lembro de ter assistido isso pela TV e morrer de vergonha. No dia seguinte, meu chefe, que nunca viu futebol na vida ainda chegou pra mim e falou: “teu Vasco, hein!!!”. Aí é foda. Olhando a escalação eu fico pensando como é que conseguimos fazer dois gols. Juro para vocês que não lembro nem vagamente de alguns dos “jogadores” que vestiram a camisa de Ademir, Bellini, Vavá, Dinamite, Edmundo e Romário nesse dia. Aí vai: Elinton (?); Gomes (?), Luciano (?)e Éder (?); Wágner Diniz, Ygor, Felipe Alves (?), Morais (Fernandinho) e Diego; Alex Dias e Anderson (?) (Elbinho?).

4 – Campeonato Carioca: Botafogo 1 X 0 Vasco (29/07/1990)

Eurico Miranda por si só é uma das maiores humilhações do Vasco. O mesmo dirigente que contribuiu com algumas das muitas conquistas do meu time nos anos 1990 foi responsável pela ditadura, pelo soberba e empáfia que nunca tiveram a ver com a história do Vasco. Esse jogo eu não fui, mas lembro direitinho da vergonha que foi ver Roberto Dinamite dando a volta olímpica com uma caravela de madeira depois de perder de 1 a 0 do Foguinho. Pior, o tal troféu era emprestado da geral do Maracanã. Pior ainda, Eurico ainda quis colocar o resultado sub-júdice etc, insistia que o Vasco seria consagrado campeão, que tinha o regulamento e blá blá blá. O que importa é que foi uma cena ridícula, que virou chacota no país todo.

3 – Campeonato Carioca: Flamengo 3 X 1 Vasco (18/04/2004)

Se vocês tiverem uma mínima noção de quem é o Jean vocês vão entender o porquê da humilhação de tomar três gols dele numa final para o Flamengo. O cara jogou no meu time mesmo e, saibamos reconhecer, não é horroroso. Ele dribla bem, corta pra um lado, para o outro, mas no chute é simplesmente uma piada. Na verdade, ele é sim horroroso. Mas feio mesmo era meu Vasco que protagonizou esse desfecho inédito ao atleta Jean. Podem estar certos disso: ele nunca mais vai fazer três gols na mesma partida. Nem jogando no Iraque, Madagascar, ou aonde quer que ele esteja agora. Foi ridículo!

vasco-flamengo
Para quem não lembra, esse é o Jean

2 – Copa do Brasil: Flamengo 2 X 0 Vasco (19/07/2006)

Quase pior que cair para a Segunda Divisão é perder para o arquirrival (olha a regra ortográfica aí, gente!) numa final de Copa do Brasil. Pois foi o que aconteceu, em 2006. Eliminamos um Fluminense mais forte, quando já ouviu na saída do Maraca a seguinte premonição: “Se for para perder de novo do Flamengo, não deveria nem ter ganho hoje”. Eu temia isso também, mas pensava que não, isso não aconteceria. Já tinha o discurso prontinho. “Ah, perdemos Estadual que não importa nada, mas decisão nacional é com a gente”. Afinal, o Fla não ganha um Brasileiro desde 92, enquanto nós vencemos em 1997 e 2000. Mas o que assisti nos dois jogos foi uma vergonha, uma coisa ruim de doer. Tomar gol de Obina, num chute que nem a macumba toda da Bahia vai fazer ele acertar de novo, e do nosso ex-(horrível, por sinal)artilheiro Luizão foi um absurdo. E como jogamos mal, sem sangue. Foi um nojo aquilo! Era melhor ter perdido para os tricolets, sem dúvida.

1 – Campeonato Brasileiro: Vasco 2 X 4 Figueirense (04/10/2008)

vasco-figueirense-cabralDe todas as humilhações que o Vasco sofreu na campanha para a Segundona de 2009, para mim essa foi a mais emblemática. Com 14 minutos do segundo tempo estava 4 a 0 para o time de Santa Catarina, que também caiu esse ano. Em 26 anos de São Januário, nunca vi nada parecido. Meu irmão chorou feio quando tomamos o quarto gol, era realmente um pesadelo. Uns disseram que foi culpa da tática suicida de Renato Gaúcho, pois ele escalou desde o início cinco jogadores muito ofensivos. Porém, foram cinco escanteios em menos de 7 minutos, três ou quatro chances claras de gol desperdiçadas nos 45′ iniciais. O primeiro gol do Figueira não foi de contra-ataque, foi numa falha ridícula. O segundo foi de cabeça, sem sair do chão, num escanteio com 1′ de segundo tempo. Aí virou festa. Amigos, quando é para cair, quando a macumba é forte, nem 11 Pelés dão jeito, podem apostar.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. Mariana permalink
    3 julho, 2009 4:42 pm

    Vocês omitiram muitas humilhações sofridas por vocês dadas pelo Flamengo!

  2. Gustavo Andrade permalink
    3 julho, 2009 4:44 pm

    É meu chapa… Em pelo menos dois jogos eu estava com vc…

    Esses 4 x 2 foram realmente de cortar o coração…

  3. Dudu permalink*
    3 julho, 2009 5:23 pm

    Eu tava no Vasco x Gama, Vasco x Sport e Vasco x Figueira…

    Esse último, pqp… senti muita raiva… muita mesmo… daquela de vc ficar puto e querer matar um. Foi uma vegonha, pessoas atirando as camisas do Vasco no campo…

    Vasco x Sport… Edmundo me fez chorar em 20 minutos 2 vezes, por 2 motivos opostos… de emoção no fim do jogo e de ódio no fim dos pênaltis…

    Vasco x Gama… todo lance era “MIL MIL MIL MIL MIL”… aí num chute escroto, 2×1 os caras… meia dúzia nas arquibancadas opostas pulando… =/

  4. 3 julho, 2009 11:06 pm

    Triste. Mas a pior na minha opinião não está aí. E ela atende pelo nome de Corinthians…

  5. permalink
    4 julho, 2009 8:46 am

    O Bota é maior fregues do Vasco, mas ve qual o time que mais aparece ae envergonhando os cruzmaltnos, olha que ainda faltou 97.

  6. Guga permalink
    11 julho, 2009 6:34 pm

    Em 97 meu time ganhou Brasileiro , e o Foguinho ficou feliz com o carioca…
    2000 Fla ganhou o carioca qncima do meu time .. mais o meu ganhou Brasileiro e Mercosul… Já em 98 shaushuahsa nem preciso falar .. mais é isso aiii,.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: